O que é WoMoz?

WoMoz (Women & Mozilla) é uma comunidade composta por entusiastas da web aberta, com foco no empoderamento feminino na tecnologia. Trabalhamos com diversos projetos para incentivar e dar maior visibilidade a participação e contribuição de mulheres e minorias na Mozilla e no mundo open-souce. Acreditamos que a internet, os projetos open-source e a tecnologia em geral devem permanecer abertos e livres para participação, ou seja, isto significa que além da tecnologia, deve ser acessível da mesma forma a todos – homens e mulheres – igualmente.

WoMoz no Brasil e seu início

O WoMoz existe desde 2009 e tem passado por reformulações de objetivos, a medida que ele cresce ao redor do mundo. No Brasil, o movimento foi iniciado em Outubro de 2014, por um grupo de voluntárias da comunidade brasileira. Desde o ínicio das atividades, nosso grupo participou e organizou inúmeras atividades de capacitação e inclusão, marcou presença em grandes fóruns de tecnologia, levando nossa proposta e missão de criar um ambiente melhor de convivência para todos, em especial, dando voz às mulheres e minorias. Todos podem participar do projeto, independentemente de sexo, idade, trabalho e etc, pois defendemos a premissa de que para incluir, não é necessário excluir!
Basta você acreditar e defender a importância da liberdade e envolvimento de mulheres e minorias nas diversas áreas da tecnologia. A tecnologia pode e deve ser feita por todos, o futuro da web está em nossas mãos. Venha lutar com a gente! o/

Motivação

O WoMoz Brasil surge como uma vertente de inclusão, novas e justas oportunidades para mulheres, que atualmente são sub representadas na área de tecnologia e recebem rotulações, tratamento e respeito inferior aos homens, em diversos ambientes. Na internet, essas situações são intensificadas e afetam diversas minorias, muitas vezes com apelos sexistas. Defedemos e lutamos pela inclusão e também por uma mudança profunda na cultura de quem faz ou usa tecnologia em geral, para que ela seja uma ferramenta de evolução.

Missão

  • Levar oportunidades de participação de mulheres no open-souce e tecnologia em geral.
  • Contribuir para o aprimoramento de competências e habilidades de mulheres e minorias através da tecnologia.
  • Garantir igualdade de acesso a tecnologias e a comunidades open-source às minorias, quebrando preconceitos e estereótipos

Valores

  • Respeito
  • Companheirismo e Trabalho em equipe – Juntos, nós podemos mais!
  • Abertura
  • Transparência