Maratona de eventos sobre tecnologia aborda a participação da mulher no mercado de TI ao redor do Brasil

O mercado de tecnologia apresenta um déficit de 92 mil profissionais no Brasil, segundo a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro. Outro dado é a participação pouco expressiva das mulheres em diversos seguimentos na área da Tecnologia Da Informação, como desenvolvimento, big data, internet das coisas, gestão e tantas outras, ocasionada muitas vezes por fatores culturais.

Nasce, então o WoMakersCode, um projeto sem fins lucrativos que tem como objetivo o empoderamento feminino na área tecnológica. O projeto, idealizado pela gaúcha Cynthia Zanoni, promove eventos e workshops com foco em compartilhar aplicações e ensinamentos práticos, baseados na experiência de profissionais em áreas de desenvolvimento e qualidade de software, design e comunicação digital. As atividades são abertas para participação de todos, pois um dos objetivos do projeto é promover uma inclusão real e convivência saudável, entre homens e mulheres. “Não é possível promover uma inclusão baseada na exclusão. Em muitas atividades possuímos somente mulheres participando, mas a realidade do mercado é diferente e elas precisam estar preparadas para projetar e evoluir em suas carreiras”, afirma Cynthia.

Para repetir o sucesso do projeto em 2015 e ir além, o WoMakersCode esta promovendo uma maratona de atividades com eventos em Porto Alegre, São Paulo, Campinas, Jaboticabal, Aracaju e Maceió. Todas as atividades são organizadas por voluntários, que inspirados pelo projeto, contribuem para a renovação cultural na área da Tecnologia da Informação e a construção de um mercado de trabalho mais justo e igualitário.

A agenda de atividades pode ser conferida em http://womakerscode.org/agenda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *